segunda-feira, 24 de maio de 2010

ABORTO. Texto de Eliane Martins avalia as consequência dessa prática


O A BORTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS; uma questão de saúde pública

Eliane Martins da Silva*



O aborto é definido como a interrupção da gravidez antes que o feto possa sobreviver fora do útero. Mas em alguns casos o aborto é feito de uma maneira ilegal; uma atitude que as pessoas tomam para se livrar de seu próprio erro, mesmo sabendo que o aborto feito dessa maneira é um crime. O ser humano que tem coragem de fazer isso com um inocente que nem sabe se defender merece sofrer o resto de sua vida.
Tem mulher que faz o aborto em casa mesmo; toma remédio sem que o médico saiba, mesmo ela estando ciente das conseqüências que vem mais tarde. Além disso, muitas mulheres que faz aborto uma vez, ficam o resto da vida sem poder engravidar como conseqüência do que fez. Um aborto realizado por pessoa não habilitada ou sem as condições adequadas expõe a paciente à infecções, hemorragias, infertilidade futura ou mesmo morte.
Já o aborto espontâneo é o término acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é um defeito no embrião ou feto que impede seu desenvolvimento natural. O defeito pode ser hereditário, causado pela exposição da mãe a certos medicamentos ou radiação, ou ainda resultar de doenças infecciosa.
O tipo de aborto que pode ser tolerado é aquele quando certo teste mostra que o feto está se desenvolvendo com uma anomalia ou má-formação. Quando acontece um aborto dessa maneira, aí sim, não è um crime. Porém, muito diferente é quando a mãe mesma o faz para tirar a vida de uma criança que não tem culpa de vir ao mundo; esse é um crime sem perdão; sem falar que a mãe corre serio risco de morte, pois fazer uma coisa dessas sem médico por perto è perigoso.

*Aluno do I período de letras da FVJ

Um comentário:

  1. Parabenizo ao Grupo de Estudos da Linguagem da FVJ - GELF, por esta iniciativa. Os grandes temas, as grandes idéias têm de ser partilhados. Parabéns pelo Blog!

    Abaixo, seguem meus 02 Blogs e Site:

    http://leitorescinefilos.blogspot.com
    http://controversiasxconjecturas.wordpress.com
    http://www.johndewey.no.comunidades.net/index.php

    ResponderExcluir