sexta-feira, 28 de maio de 2010

COPA DO MUNDO: Texto de Bruna Cristina fala sobre o maior espetáculo da terra


COPA DO MUNDO; o esporte a serviço da confraternização entre os povos



Bruna Cristina Silva Simões*


A copa geralmente começa atrelada aos eventos juninos. E durante a mesma, todos são um só, vestido de verde e amarelo e gritando pela seleção, com as TVs sintonizadas, bandeiras e faixas expostas, pinturas no chão etc.. Não há ricos ou pobres, pretos ou brancos, heteros ou homos, todos constituem assim uma nação torcendo pelo que talvez seja a única coisa que nos una por completo: O futebol.
A copa é um torneio de futebol realizado a cada quatro anos onde seleções do mundo inteiro se reúnem para disputá-la; foi criada no ano de 1928 pelo francês Júlio Rimet. Além de ser um campeonato que reúne 32 seleções jogando entre si por aproximadamente um mês, é o acontecimento esportivo, mais amplamente acompanhado em todo o mundo.
A competição foi pela primeira vez televisionada em 1954, e até hoje é um dos eventos mais assistidos no mundo, ultrapassando até mesmo os jogos olímpicos. Nestas ocasiões, todos os brasileiros ficam com um só pensamento e objetivo: ganhar a copa do mundo. É nesse tempo que o coração dos torcedores brasileiros ficam repletos de esperança e amor. Além de ser um campeonato cheio de suspense é o único que consegue parar o mundo todo. E tornar a copa um evento espetacular, é um desafio que também está destinado ao Brasil em 2014, quando mostraremos ao mundo o que somos e onde podemos ir. Afinal, assim como outros grandes espetáculos, a copa é uma ocasião em que nós, seres humanos, podemos revelar nosso grande tesouro: a confraternização universal.

*Aluna do 1º Período de Letras da FVJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário