quinta-feira, 20 de maio de 2010

DIREITOS HUMANOS. Texto de Fábio Barbosa aborda essa conquista da humanidade


DIREITOS HUMANOS; é hora de fazer valer o que está no papel


Fábio da Silva Barbosa*


Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. Normalmente tal conceito tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
Eles são universais (direitos que pertencem a todas as pessoas), indivisíveis (os direitos não podem ser separados uns dos outros), inter-relacionados (os direitos afetam-se uns aos outros) e interdependentes (um direito não pode ser obtido integralmente sem que os outros também o sejam).
Porém, relata-se bastante sobre direitos, mas será que eles estão sendo cumpridos à risca pelos três poderes públicos (executivo, judiciário e parlamentar) com respeito aos menos desfavorecidos da sociedade? Será que a sociedade em geral é beneficiada com tais direitos? Essa questão desde os mais tenros tempos observa-se que sempre teve dificuldade de execução plena.
Portanto, as pessoas que ficam esperando intermináveis e angustiantes horas numa fila de hospital visando uma consulta ou algo do gênero e aqueles cidadãos que são excluídos pela perícia médica de receber a aposentadoria, quando assim as circunstâncias o favorecem, são exemplos nítidos da escassez daqueles direitos.
Diante de tal situação é necessário uma conscientização plena da sociedade: aqueles que são beneficiados e os que beneficiam, ou seja, os direitos (assim como os deveres) precisam ser cumpridos integralmente, independente de raça, cor , credo etc.
Ou a sociedade reconhece primeiramente a caótica situação dos direitos humanos e conscientiza-se, ou o ser humano viverá prejudicado com todas aquelas regras da constituição que existem somente no papel. Os direitos são mais que algo necessário à nossa existência, são garantias de nossa dignidade enquanto seres humanos.

*Aluno do 1º Período de Letras da FVJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário