segunda-feira, 24 de maio de 2010

MENORES INFRATORES; Texto de Nayne Patrícia aponta a educação como saída para a delinquencia juvenil


MENORES INFRATORES; investimentos em educação podem reduzir o problema

Nayne Patrícia Silva Lima *




No nosso cotidiano, é muito freqüente vermos e ouvirmos notícias de menores que estão envolvidos no mundo do crime, seja roubando, vendendo drogas e até matando. E nos perguntamos: onde vamos parar? O que leva uma criança a cometer tais atos? Será que nós somos capazes de mudar essa realidade tão cruel?
No Brasil, cerca de 17,4% da população carcerária é de crianças e adolescentes que estão detidos em unidades de reabilitação espalhadas por todo o pais. Mas, na maioria das vezes essa medida não funciona, pois quando elas saem encontram mais uma vez a família desestruturada, o lugar em que mora cheia de pessoas desequilibradas, uma realidade muito dura aos seus olhos de criança. Por isso antes de julgarmos o ato criminoso de uma criança devemos levar em conta todos os fatores citados e, a partir daí, tirarmos nossas conclusões. Isso porque se uma criança convive com um pai drogado, uma mãe alcoólatra e não tem o amor e a atenção que toda criança tem que ter, a tendência é que ela se torne uma pessoa agressiva, rude e bastante frustrada.
Para mudar essa realidade é preciso primeiro analisar a vida dessas crianças e ver que tipo de gente as rodeia, bem como até que ponto essa convivência pode afetar psicologicamente esses menores. É a partir daí que se deve tomar as medidas cabíveis para o problema em que eles se encontram; isso pode ser feito através de tratamento psicológico para elas e para suas famílias ou integrá-las em movimentos sociais mostrando o que realmente vale a pena. Além disso, é fundamental investir em educação de qualidade, porque só através da educação é que formaremos cidadãos de bem.

*Aluna do I período de Letras da FVJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário