quinta-feira, 20 de maio de 2010

PROFISSÕES. Texto de Eurilene Simões mostra as preocupações que acercam esse tema


PROFISSÕES; as vantagens e os perigos de uma opção


Eurilene Nogueira Simões*



Todas as profissões têm suas vantagens e desvantagens. É raro ter alguma que não tenha problemas, pois cada uma apresenta dificuldades seja qual for. A vida de um médico é um grande exemplo: tem um ótimo salário, é uma profissão desejada e muito bonita, afinal tão lidando com vidas de seres humanos. Porém não é fácil; por mais profissional que seja, sempre vai estar correndo o perigo de arriscar a vida de pacientes, como é o caso do cirurgião, o anestesista e muitos outros.
A polícia é outro caso semelhante: ela é paga para proteger os cidadãos, porém não tendo quem os proteja, correm o risco de morte e não têm uma vida tranqüila. Muitos deles são ameaçados ou não conseguem viver no meio da sociedade como uma pessoa qualquer.
São muitas profissões difíceis apesar de todas serem dignas, porém apesar dos problemas que passam, são capazes de realizar um bom trabalho e o fundamental para que realize, é fazer por prazer, se realizando profissionalmente.
Escolhi essas duas profissões para argumentar porque trabalhar nessas atividades tem que primeiro gostar, afinal nenhuma das duas proporciona um convívio social tranqüilo; quem conhece bem isso são seus familiares porque são eles que mais sofrem, Muitas vezes eles passam mais tempo no local de trabalho do que com a família; não têm dia e nem hora para trabalhar, deixando de lado datas especiais e comemorativas.
A profissão é muito importante em nossa vida. Só em ter uma profissão já é muito gratificante, pois isso nos proporciona oportunidade de aprender cada vez mais. Quando conseguimos o primeiro emprego é uma alegria muito grande, porque sabemos que a partir dali a vida vai mudar radicalmente, vamos ser uma pessoa independente, começar a ter responsabilidade, ter um convívio melhor com a sociedade e aprender muito com os outros.




* Aluna do I período de Letras da FVJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário