quinta-feira, 20 de maio de 2010

SANEAMENTO BÁSICO. Texto de Hadeílza Félix enfoca a sustentabilidade ambiental


SANEAMENTO BÁSICO; serviço essencial para a saúde pública

Hadeílza Carmen Felix da Costa*

O Saneamento Básico é um conjunto de serviços essenciais para a vida nas cidades. É uma atividade que busca atender à população em geral com abastecimento de água potável, tratamento de esgoto e coleta de lixo. A falta desses serviços, é a causa de inúmeras doenças como a cólera, meningite, diarréia entre outras, que destrói a saúde das pessoas e conseqüentemente suas famílias, causando grandes prejuízos para toda a sociedade.
É impraticável pensar em uma sociedade desenvolvida e sustentável sem que haja serviços de saneamento básico para toda a população. Os governantes normalmente não valorizam esses serviços como deveriam, talvez porque eles não sejam percebidos visualmente pelas pessoas no seu dia-a-dia. Como há um grande interesse por obras de impacto eleitoreiro, as instalações do saneamento básico ficam escondidas e os administradores públicos esquecem de que a ausência desses serviços acarreta vários tipos de problemas para a população e toda estrutura social.
O Saneamento Básico deveria ser considerado pelo governo e pela sociedade em geral como obra essencial e de extrema importância para nossas vidas. Os investimentos destinados para o seu funcionamento deveriam ser priorizados sobre outros investimentos, pois a existência desses serviços resolveria vários tipos de problemas. Por tudo isso a solução desses problemas passa por mudanças importantes e imediatas que nos levarão a repensar nossos hábitos e necessidades, e o governo a repensar sua responsabilidade por essa crescente demanda por melhores condições de saneamento.



*Aluna do I Período de Letras da FVJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário