quarta-feira, 7 de novembro de 2012


A PSICOLOGIA DA ENFERMAGEM[1]

Taiames de Paula Braga e Kilvia Marcia da Silva[2]

A motivação tem sido considerada em fator no que diz respeito à psicologia da enfermagem. Sentimentos que nos impulsionam a serem bons profissionais, formando necessariamente nossa mente e nosso corpo, nos levam a decidir o fazer, com clareza e eficiência.
            Estudos afirmam que é necessário que o nosso subconsciente esteja aberto para aprender, ou seja, é preciso amar o que fazemos. A enfermagem é uma profissão da área da saúde reconhecida desde a metade da década de XIX, uma relação entre cuidado humano e trabalho, tendo uma enorme importância na preservação da vida e no cuidado da espécie humana. A prova disso é que a qualidade das ações da enfermagem interfere diretamente na qualidade da assistência em saúde.
            Também devemos está preparados psicologicamente paras as cargas negativas, que como em outras profissões, a enfermagem traz como é o caso a insatisfação no trabalho, com a má renumeração e muitas horas de trabalho. A motivação ao trabalho também é feita pelas necessidades fisiológicas, necessidades de sobrevivência, e não só pelo o amor e estima que se tenha pela profissão.
            Concluo, assim, dizendo que a importância da psicologia da enfermagem se dá pelo desejo que temos de enfrentar os problemas que virão, pois cuidar é também uma forma de amar; não há cuidado individual, é preciso carinho. Precisamos, porém, buscar melhores condições de trabalho para sermos sempre um bom profissional. O nosso psicológico precisa sempre está em harmonia com o nosso corpo; se apaixonar pela profissão nos faz agir, trabalhar e cuidar de si e dos outros.




[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna


[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário