quarta-feira, 7 de novembro de 2012


ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM ESTADO TERMINAL[1]

Francisca Janimeire e Maria Valdesusy[2]

Abordaremos esse tema por se tratar de um assunto que nós, futuras enfermeiras, temos que de uma forma ou outra, que passar por essa situação. Por ser o momento mais difícil para o paciente, para o profissional e para o familiar, temos que saber muito bem agir nessa hora. As pessoas não estão preparadas para aceitar a morte como uma etapa do processo da vida. Embora se saiba que ela é inevitável, pois é a única certeza que se tem nesse mundo. A morte é vista como um fato despersonalizado e desagradável, uma experiência da qual ninguém quer ser aproximar.
            E o lado negativo nessa historia é quando o paciente não aceita a morte, acredita que isso possa acontecer com os outros e nunca consigo mesmo. Muitas vezes, passa a desconfiar sobre trocas de exames, questiona a capacidade da equipe de saúde, dentre outras coisas.
           O paciente passa por momentos de revolta, inveja e ressentimentos, sua raiva nada mais quer dizer do que “por que eu?” por outro lado a equipe de saúde deve entender isso não como uma ofensa, pois se trata de desabafo, uma expressão de angustia. Temos que está preparado para essas situações, assim como muitas outras que possam aparecer.
              Porém olhando o lado positivo do caso, é o momento em que nós, futuros profissionais de enfermagem, devemos mostrar nosso lado emocional com segurança, nosso lado solidário aos pacientes e familiares, mostrar toda nossa preocupação ante aquele momento tão difícil e devemos nessa hora criar um ambiente tranquilo e muita ética profissional. Sendo assim é importante salientar que os pacientes em fase terminal devem ter todo cuidado medico solidário tendo uma morte digna e respeitável, fazendo valer assim os seus direitos como cidadãos e quanto a equipe medica para que tenham certeza que cumpriram seus deveres e obrigações com a vida humana.




[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna

[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário