quarta-feira, 7 de novembro de 2012


CÂNCER: Origem, tipos e consequências[1].

Erlany de Oliveira, Nágila Roberta e Ruthyelle Lima[2]


            A palavra câncer tem origem no latim, cujo significado é caranguejo. Tem esse nome porque as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo. A doença tem um período de evolução longo, podendo muitas vezes levam anos para ser descoberto.
            Atualmente, foram identificados mais de cem tipos desta doença, sendo que a maioria tem cura (benignos), desde que identificados num estágio inicial e tratados de forma correta. O tumor desenvolve um conjunto de rede de vasos sanguíneos para se manter através da corrente; as células malignas chegam em outros órgãos desenvolvendo a doença nestas regiões. Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento a doença nestas regiões. Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer: os principais são: predisposição genética, hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais; esses fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doença.
            O tabagismo é, isoladamente, a principal causa de câncer no mundo. Desde o clássico estudo de Doll e Hill, que identificou a estreita associação entre consumo de cigarros e câncer de pulmão. Bebida alcoólica em excesso pode afetar as células e cresce o risco de desenvolvimento de câncer de pele. O câncer de mama  tem origem nos distúrbios hormonais e é mais comum em mulheres. A leucemia (câncer no sangue) é desencadeado pela exposição no estômago e no fígado. A vida estressante e a alimentação inadequada também estão relacionadas a alguns tipos de câncer.
            Atualmente a medicina dispõe da radioterapia e de cirurgias para combater a doença. Quando se faz necessário a retirada do tumor, a cirurgia é o procedimento mais adequado; já à radiação é utilizada para matar as células cancerígenas. A quimioterapia é um procedimento que visa através da administração de drogas, impedir a reprodução das células cancerígenas, levando-as á morte. O melhor tratamento ainda é aquele que visa evitar o surgimento da doença. Para tanto os especialistas aconselham as pessoas a ter uma vida saudável: alimentação natural e rica em fibras, evitar o fumo e o álcool, ter uma vida tranquila, fugindo do estresse, usar protetores ou bloqueadores solares e fazer exames de rotina para detectar o início da doença.




[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual ministrada pelo Professor Tinoco Luna na FVJ
[2] Alunas do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário