quarta-feira, 7 de novembro de 2012


CÂNCER: UMA DOENÇA QUE AFETA A POPULAÇÃO MUNDIAL[1]

Regiane Ferreira[2]

O câncer é um tumor maligno que é gerado através do aumento de células anormais, acontece de forma agressiva e descontrolada, podendo aparecer em qualquer parte do corpo. Esta doença pode ser hereditária; que é considerado raro, ou adquirida quando é causada por exposição a irradiações, substâncias tóxicas e determinados agentes infecciosos que alteram a estrutura da célula. Assim forma-se um tumor maligno denominado ‘câncer’. Escolhi falar deste assunto porque quero chamar atenção do público sobre essa doença que é silenciosa e perigosa, e se não for tratada corretamente pode levar o indivíduo á morte.
Para qualquer tipo de doença, não só o câncer, o correto é seguir as orientações médicas, pois quando é dado o diagnóstico no início, os sinais ainda são frágeis e existe uma probabilidade maior de controle e tratamento da mesma. Sendo que o tratamento deve ser feito de forma correta e específica para o determinado tipo de câncer, porque existem vários.
Quando o tumor é descoberto no estágio avançado, o combate contra ele torna-se lento e difícil, é como se ele se fortalecesse, e em período avançado pode surgir à metástase, que é a formação de uma nova lesão tumoral a partir de uma já existente. Além disso, novas doenças podem ser contraídas com o tempo, e as dores que surgem afetam o estado emocional do paciente e dos familiares que o acompanham e tentam fortalecê-lo.  Portanto, o tratamento deve ser feito de acordo com a orientação médica e de forma correta.
Minha opinião a respeito disso é que todos fiquem em alerta. Pois há variados métodos para prevenir e tentar combater esta doença. Podendo incluir a prática de exercícios físicos e uma alimentação adequada. Os exames de rotina ajudam na identificação de anomalias e acompanhamento inicial no surgimento dessa patologia.




[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna
[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário