quarta-feira, 7 de novembro de 2012


HANSENÍASE: Um problema social e de saúde pública[1]

Maria Elenice e Valdênia Leandro[2]

O tema Hanseníase foi escolhido em comum acordo entre a dupla, pois foi um assunto interessante estudado no primeiro semestre do curso de Enfermagem. O objetivo deste trabalho é falar sobre essa doença muito antiga, que causa deformações, é contagiosa e considera também a parte social dessa história de preconceito e de estigma que causa tanto sofrimento aos portadores de mesma.
Felizmente, um aspecto positivo dessa doença é que hoje em dia já existe a cura desse mal. Aatualmente, o tratamento é feito em regime ambulatorial nos serviços básicos de saúde, onde se administra uma associação de medicamentos denominada de poliquimioterapia da Organização Mundial da Saúde (PQT-OMS), sendo o mesmo gratuito.
Desde que a escrita existe, tem-se registro de como a Hanseníase representou uma ameaça. Infelizmente, o indivíduo portador sempre foi obrigado a se isolar da sociedade, deixando de ser considerado um cidadão, sofrendo preconceito e descriminação.
Desde o aparecimento da Hanseníase até os dias de hoje, muito já se avançou de forma positiva no conhecimento científico da doença e principalmente no que diz respeito ao tratamento que resulta na cura e no apoio do governo na parte social. Mas, existe ainda, muito a melhorar no sentido da discriminação e preconceito que os portadores de Hanseníase sofrem. Mas com o apoio de uma boa equipe de saúde, é possível, que um doente de hanseníase entre e saia do programa com o tratamento e acompanhamento de uma forma sadia, sem perder a autoestima, o trabalho e os vínculos afetivos. Daí a importância da sensibilização e a capacitação da equipe de apoio para que os “acontecimentos do passado” passem a ter apenas um significado histórico e não mais influencie de forma tão devastadora na vida dos pacientes.  



[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna

[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário