quarta-feira, 7 de novembro de 2012


TUBERCULOSE: Um grave problema de saúde pública[1]

Conceição Delne, Fabiana Costa Lima e Tácia  Maia[2]

Você sabia que a tuberculose é uma doença infecto – contagiosa e por conta disso é um grave problema de saúde pública? Pois é, a tuberculose é uma doença que além de acometer os pulmões pode atingir também diversos órgãos do corpo; é transmitida de pessoa para pessoa, principalmente através do ar, sendo assim de fácil disseminação.
Falar sobre tuberculose desperta curiosidade, pois como podemos entender o porquê de uma doença considerada das mais antigas que chegou ao Brasil com os colonizadores, ainda ser responsável por um incalculável número de vítimas em todo mundo, atingindo diversas faixas etárias e classes sociais?
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) estimam – se que 1/3 da população mundial esteja infectada, sendo que no Brasil são cerca de 50 milhões e que no total 80 mil pessoas morrem por ano em consequência da tuberculose. Apesar de ser uma doença grave, é curável em 100% dos casos, mas para isso é necessário um diagnóstico precoce, um tratamento eficiente e principalmente orientações de profissionais da saúde. Nestes casos o enfermeiro tem papel fundamental, pois ele é responsável pelo acompanhamento ao paciente, contribuindo para que este siga rigorosamente o esquema de tratamento e, assim, seja curado mais rapidamente.
Então, diante dos fatos apresentados, podemos ressaltar que a tuberculose é um problema de saúde pública e que cabe ao profissional de saúde, em especial ao enfermeiro, esclarecer a comunidade quanto aos aspectos importantes da doença, como também conscientizar de que um diagnóstico rápido e seguro, acompanhado de um tratamento precoce, são medidas fundamentais para quebrar qualquer cadeia de transmissão e controlar a tuberculose no Brasil e no mundo.
 Através do presente trabalho mostramos uma análise sucinta da tuberculose enquanto doença social, como também esperamos que as reflexões aqui produzidas sirvam como elementos para impulsionar o debate e qualificar as ações de redução do impacto que a tuberculose pode provocar na sociedade.



[1] Texto de opinião produzido na Disciplina Leitura e Produção Textual Ministrada pelo Professor Tinoco Luna

[2] Alunos do 2º período “C” do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário